BASTIDORES

Luize escrevendo as últimas linhas de Sonata em Auschwitz,
em abril de 2017.


Luize conversando com Maria Yefremov
sobrevivente de Auschwitz cujo relato inspirou
o mote de Sonata em Auschwitz:
um bebê nascido nas barracas de Birkenau...





PESQUISA DE CAMPO

Fotografias da escritora, durante viagem para pesquisa de campo e reconstituição dos percursos dos personagens, realizada em 2016.

Auschwitz-Birkenau visto de longe.

Possível casa de um oficial alemão nos arredores de Auschwitz.

Trilhos antigos de chegada a Auschwitz.

Os vagões de gado em que viajavam os enviados para Auschwitz. 

Floresta de Auschwitz-Birkenau, onde se escondiam os crematórios
e onde Friedrich passou uma noite.

Espaço onde se erguia um dos barracões de Auschwitz
destinados às judias húngaras, que poderia ser o de Adele.

Interior de um barracão de Auschwitz,
onde poderiam ter vivido Adele, Eva e Haya.

Estrados de madeira onde dormiam
cerca de cinco pessoas em cada um.

Lago dentro do campo, onde eram jogadas cinzas humanas.

O edifício em que funcionava a sala de desinfecção dos recém-chegados a Auschwitz
e o descampado onde existia o "Canadá", onde trabalhou Adele.

O corredor de terra batida entre áreas de barracões por onde
passavam as filas que eram separadas à chegada em Auschwitz-Birkenau.

Percorrendo de carro as estradas polonesas,
reconstituindo a viagem de Friedrich rumo a Berlim.

O hotel "Kempi", em Berlim, onde se conhecem Amália e Frida.

Descobrindo a casa do lago de Johannes, em Potsdam, perto de Berlim.

"Aquele lugar era, literalmente, o fim da linha.
A estrada de ferro terminava ali dentro.
Não era uma estação de passagem, sequer uma estação,
mas não dava para perceber o que era."
Auschwitz-Birkenau
Foto: Carolina Floare